terça-feira, 14 de maio de 2013

Mostra do Filme Livre 2013 no CCBB-DF


MOSTRA FILME LIVRE 2013

 

Em sua 12ª edição, inicia-se hoje (terça-feira 14/05) a segunda semana da Mostra do Filme Livre 2013, realizada pelo segundo ano consecutivo no Centro Cultural Banco do Brasil-DF, com exibições gratuitas.
 

cineasta mineiro Carlos Alberto Prates Correia

Na primeira semana, a MFL 2013 realizou uma retrospectiva com todos os filmes do diretor homenageado deste ano, o cineasta mineiro Carlos Alberto Prates Correa. Para quem perdeu ou não pode acompanhar, resta a oportunidade de conferir a entrevista com Carlos Alberto presente no catálogo do festival, distribuído gratuitamente na entrada da sala de cinema do CCBB (*importante: verificar a necessidade da troca de ingressos pelo catálogo).
 
 

vinheta "Ser ou não ser Trash?"
 
Para os fãs do cinema de gênero, o destaque desta segunda semana de exibição é a mostra paralela “Ser ou não ser Trash?”, com atenção especial à obra do diretor Rodrigo Aragão (Mangue Negro (2008), A Noite dos Chupacabras (2011) e a estréia de Mar Negro (2013), o último filme do realizador). O cineasta capixaba também ministrará a oficina de “Efeitos Especiais em Maquiagem”.

A mostra segue até o dia 26/05 com a exibição de premiadas produções recentes e de difícil circulação, como As Horas Vulgares (2011, de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize), Balança mas não Cai (2012, de Leonardo Barcelos) e Doméstica (2012, de Gabriel Mascaro) e uma dezena de mostras paralelas (Panoramas Livres, Pílula, Sexuada, Coisas Nossas, Outro Olhar).

Segundo dados do catálogo, para a MFL 2013 foram inscritos 742 filmes, sendo apenas 105 feitos com apoio estatal direto. 22 estados da federação e o Distrito Federal inscreveram projetos na mostra. Mais de 200 filmes foram selecionados para a mostra deste ano, sendo os estados com maior números de representantes o Rio de Janeiro (com 51 filmes), São Paulo (47 filmes), Minas Gerais (21 filmes), Ceará (10 filmes), Bahia (7 filmes) e Pernambuco e Paraná (com 6 filmes cada)

Em 11 edições do evento, o público foi de 47 mil pessoas, com a exibição de mais de 2800 filmes, entre curtas e longas de todos os formatos e gêneros.
 
A programação da mostra em Brasília e outras informações, você confere no site oficial do evento.
E no blog dos curadores da mostra, opiniões e resenhas "não oficiais" dos filmes estão disponíveis. Vale uma conferida.
 
Serviço:
O quê: Mostra do Filme Livre 2013
Quando: de 07 a 26 de maio de 2013
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Importante: exibições gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário